segunda-feira, novembro 27, 2006

USD e EURUSD

USD
A abrupta desvalorização do Dólar na sexta-feira contou com pelo menos 3 componentes: forte pré-disposição, defesa de barreiras esmaecida pelo Thanksgiven , violento squeeze de diferentes tipos de posição (especulativas de curto prazo, defensores de opções barreira e carry trades).

Há dias já vinha ficado bastante claro um incômodo alinhamento de prognósticos de todos os tipos de atores no mercado, todos apontando para uma desvalorização do Dólar no médio e longo prazos. Não se encontrava 1 ator de peso sequer que não apostasse em um EURUSD acima de 1,3000 para antes do final do ano, além disso os próprios membros de bancos centrais e comitês de políticas econômicas faziam coro contra o Dólar.

O volume mais baixo, desta feita conseqüência do feriado americano (e japonês!?!) do Thanksgiven, sempre causa ou um total marasmo com forte queda na volatilidade, ou exatamente o oposto, ou seja, permite movimentos mais amplos (com explosão da volatilidade), pois os diversos instrumentos (= “papéis”, no jargão brasileiro) rompem mais facilmente suportes e resistências e a demanda de contrários demora a aparecer ou nem se faz presente.

O squeeze de diferentes tipos de posição foi inevitável na sexta-feira, ou seja, aqueles posicionados na compra de Dólares buscando sair desesperadamente de suas posições e sucessivos aglomerados de stops sendo seguidamente acionados nos mais diferentes pares.

Essa semana vai ser decisiva para podermos tirar algum tipo de convicção desse movimento mas, ainda, todos os indícios apontam para a continuidade do mesmo:



  • no mercado de opções, os principais pares (GBP, EUR, CHF e JPY) contra o dólar americano permanecem com maior demanda nas opções de venda de Dólar para qualquer que seja o vencimento;




  • nossa pesquisa de Sentimento de Mercado ainda aponta para a continuidade da desvalorização do dólar americano no médio e no longo prazo.





EURUSD
Na sexta-feira o par rompeu a faixa de resistência entre 1,2950 e 1,3000. Daí em diante ganhou impulso ao atingir seguidos aglomerados de stops. Não que se falar em sobre-compra ainda.




EURUSD - Diário. Clique na imagem para amplia-la.



Modelo GUMASA para EURUSD
Modulação: em modo de tendência de ALTA (há 53 horas).

May the odds be with you !!

Nenhum comentário: