quarta-feira, novembro 29, 2006

USD, BRL, JPY, EURUSD e USDJPY

USD
A tese da continuidade da desvalorização do Dólar é de fato dominante, pequenas correções provavelmente não irão além de 120 pontos, sendo que esse movimento de desvalorização do Dólar variou entre 300 a 500 pontos, dependendo do par. Permanecemos com:




  • no mercado de opções, os principais pares (GBP, EUR, CHF e JPY) contra o dólar americano permanecem com maior demanda nas opções de venda de Dólar para qualquer que seja o vencimento, destacamos, porém uma especial demanda por opções de compra do Yen;


  • nossa pesquisa de Sentimento de Mercado aponta de forma incisiva para a continuidade da desvalorização do dólar americano no médio e no longo prazo.



BRL
O real tem sido alvo de algumas análises recomendando sua venda. O raciocínio utilizado está baseado que no passado recente, a queda do Dólar inevitavelmente faz a volatilidade do mercado acionário americano aumentar muito rapidamente e, normalmente, afugentar o investidor cujas obrigações estejam atreladas a outra moeda forte. A tendência do aumento da volatilidade, neste caso é acompanhada da queda do DOW e SP500. O efeito disso é o aumento da aversão ao risco em escala global afetando principalmente os emergentes. Além disso, é quase certa continuidade na queda da SELIC (o que torna o Carry Trade com o Real cada vez menos atrativo e mais arriscado). Argumentam ainda que a economia brasileira ainda é uma das mais apegadas à americana.







Clique na imagem para ampliá-la



Clique na imagem para ampliá-la






EURUSD
Permanece como antes.

Modelo GUMASA
Modulação: em modo de tendência de ALTA.

JPY
Apesar do crescimento positivo da produção industrial japonesa, (7,4% ano-sobre-ano) os ganhos no Yen, em seguida, foram anulados. A tensão nos pares contra o Yen tem aumentado muito. A ponta vendedora de Yens, tem se mostrado forte, mas está claramente na posição mais frágil. O suporte dos vendedores de Yen tem sido atribuído ao ainda muito forte fluxo de Carry Trades.

USDJPY



Permanece como ontem.

Modelo GUMASA
Modulação: em modo de tendência de ALTA (há 104 horas).

3 comentários:

Anônimo disse...

o cenário para o dólar está complicado mesmo

a yeld curve já está invertida há alguns meses, sinal de que uma recessão pode aportar se não houver cortes na taxa de juros

por outro lado, se subir juros para salvar a moeda, pode ferrar com a economia

sem falar nos chineses, cheios de dólares (ou bonds) na mão e falando em 'diversificar' há alguns meses

o que você acha, meu caro?

abraço do seu leitor
samuel

Luis Guilherme Damiani disse...

Samuel, concordo. Acho porém que mesmo que o FED inicie corte de juros na próxima reunião do FOMC, a recessão ou crescimento próximo de ZERO será inevitável já no primeiro trimestre de 2007.

Um abraço

May the odds be with you !!

Samuel Ramos disse...

putz, já no primeiro trimestre?

também acho possível, sim, diante das atuais circustâncias, mesmo eu discordando um pouco do seu timing

mas quando o FED ligar a máquina de pump money, as coisas teoricamente poderiam (aparentemente) mudar

veremos!

abraço!
samuel