terça-feira, dezembro 12, 2006

USD e JPY

USD
Agora de pijamas, Greenspan sente-se mais a vontade para expor os fatos da vida:

"Eu tenho a expectativa de que a desvalorização no Dólar deverá continuar até que haja uma mudança no resultado do balanço de pagamentos dos EUA.”

"Há evidências de que os países da OPEP estejam iniciando um processo de conversão de suas reserves de Dólares americanos para Euros e Yens ... é imprudência manter todas as reservsa em uma única moeda.”

Obviamente que esses comentários do ex-presidente do FED foram o centro dos comentários do mercado ontem. Hoje, as atenções se voltam para o resultado do FOMC. O mercado permanece com todas as fichas apostadas na continuidade da desvalorização do Dólar. O Nonfarm Payrolls serviu apenas para sacudir as posições mais fracas e possibilitar mais algumas vendas de Dólares a preços mais altos.
Tanto os mercados de opções como o futuro permanecem francos vendedores de Dólares, porém as grandes instituições, inclusive algumas oficiais têm aguardado as oportunidades como as de sexta-feira para poderem vender mais.

EURUSD diário.




JPY
É incrível como permanecem intensas as vendas de Yens, por conta dos Carry Trades, do capital financeiro globalizado, mas também de investidores japoneses buscando maior rentabilidade no exterior. Em relação a Euros e Libras, a moeda japonesa ganhou novos níveis em sua desvalorização. As novas posições vendidas no Yen contam com a manutenção (semana que vem) na taxa de juros de 0,25% ao ano pelo BOJ. Ajuda também o fato de o Yuan ter saído do foco do mercado, já que o banco central chinês promoveu uma série de mini valorizações de sua moeda.
O ponto principal para uma possível mudança na visão que o mercado tem para o Yen é, portanto, qualquer indício de que o BOJ poderá aumentar os juros japoneses (sinto-me até desconfortável para falar em acelerar o aumento de juros).
Em breve, também, o refluxo de capitais das empresas japonesas para o fechamento de seu ano fiscal se fará presente. No Japão o ano fiscal encerra em 31 de março, sendo já uma velha conhecida do mercado a tendência de valorização do Yen que ocorre durante os três primeiros meses de cada ano.



EURJPY semanal



GBPJPY semanal




May the odds be with you !!

Nenhum comentário: