quinta-feira, novembro 30, 2006

USD e EURUSD

USD
Após o que se pode chamar muito mais de descanço do que coreção, ontem, o dólar voltou a ser fortemente vendido essa manhã. Dispontou nesse movimento a Libra (GBPUSD) que avançou sobre a região de resistência estabelecida no último dia do ano de 2004 (1,9550/70). A cotação atingiu 1,9580, mas encontrou alguns grandes vendedores. Acredito ser questão de tempo o rompimento de 1,9600. Provavelmente novas emoções estejam reservadas para essa sexta-feira dia 1º de dezembro (vulgo amanhã) ... não, não será o relatório de emprego dos EUA (Nonfarm Payrolls), o qual dessa vez ficou para a 2ª sexta-feira do mês (dia 8), mas sim a divulgação do ISM, indicador com bom poder de antecipar a atividade industrial norte-americana.

A continuidade da desvalorização do Dólar esta praticamente consolidada, podemos esperar, porém pequenas correções da ordem de 120 pontos, sendo que esse movimento de desvalorização do Dólar variou entre 350 a 550 pontos, dependendo do par, até agora.


GBPUSD diário. Clique na figura para ampliá-la.







EURUSD
Voltou a apresentar demanda representativa essa manhã, mas ficou a reboque do GBPUSD.


EURUSD horário. Clique na figura para ampliá-la.




Modelo GUMASA
Modulação: em modo de tendência de ALTA (há 132 horas).

May the odds be with you !!

quarta-feira, novembro 29, 2006

USD, BRL, JPY, EURUSD e USDJPY

USD
A tese da continuidade da desvalorização do Dólar é de fato dominante, pequenas correções provavelmente não irão além de 120 pontos, sendo que esse movimento de desvalorização do Dólar variou entre 300 a 500 pontos, dependendo do par. Permanecemos com:




  • no mercado de opções, os principais pares (GBP, EUR, CHF e JPY) contra o dólar americano permanecem com maior demanda nas opções de venda de Dólar para qualquer que seja o vencimento, destacamos, porém uma especial demanda por opções de compra do Yen;


  • nossa pesquisa de Sentimento de Mercado aponta de forma incisiva para a continuidade da desvalorização do dólar americano no médio e no longo prazo.



BRL
O real tem sido alvo de algumas análises recomendando sua venda. O raciocínio utilizado está baseado que no passado recente, a queda do Dólar inevitavelmente faz a volatilidade do mercado acionário americano aumentar muito rapidamente e, normalmente, afugentar o investidor cujas obrigações estejam atreladas a outra moeda forte. A tendência do aumento da volatilidade, neste caso é acompanhada da queda do DOW e SP500. O efeito disso é o aumento da aversão ao risco em escala global afetando principalmente os emergentes. Além disso, é quase certa continuidade na queda da SELIC (o que torna o Carry Trade com o Real cada vez menos atrativo e mais arriscado). Argumentam ainda que a economia brasileira ainda é uma das mais apegadas à americana.







Clique na imagem para ampliá-la



Clique na imagem para ampliá-la






EURUSD
Permanece como antes.

Modelo GUMASA
Modulação: em modo de tendência de ALTA.

JPY
Apesar do crescimento positivo da produção industrial japonesa, (7,4% ano-sobre-ano) os ganhos no Yen, em seguida, foram anulados. A tensão nos pares contra o Yen tem aumentado muito. A ponta vendedora de Yens, tem se mostrado forte, mas está claramente na posição mais frágil. O suporte dos vendedores de Yen tem sido atribuído ao ainda muito forte fluxo de Carry Trades.

USDJPY



Permanece como ontem.

Modelo GUMASA
Modulação: em modo de tendência de ALTA (há 104 horas).

terça-feira, novembro 28, 2006

JPY e USDJPY

JPY
Nesse movimento de desvalorização generalizada do Dólar, o Yen tem mostrado a maior resistência. O ponto de tensão tem aumentado muito com fortes pressões nas duas pontas. O EURJPY novamente rompeu nível crítico (152) e dá amostras de preparar-se para desafiar 153. A ponta vendedora de Yens está claramente na posição mais frágil. Um indício desse aumento de tensão é o forte aumento da volatilidade no mercado de opções, com uma clara propensão a favor da valorização do Yen. Estou começando a desconfiar que o mercado vai fazer os bancos passarem vergonha novamente e reajustarem seus objetivos para o USDJPY para o final do ano. Dessa vez (bem) para baixo.

USDJPY


USDJPY Diário. Clique na imagem para ampliá-la




Modelo GUMASA
Modulação: em modo de tendência de BAIXA (há 84 horas).

May the odds be with you !!

USD e EURUSD

USD
A falta de uma correção mais forte ontem, que ainda não descartaremos para hoje (mas somente hoje), está reforçando a tese da continuidade, para os próximos dias na desvalorização do Dólar. Essa semana vai ser decisiva para podermos tirar algum tipo de convicção desse movimento mas, ainda, todos os indícios apontam para a continuidade do mesmo:



  • no mercado de opções, os principais pares (GBP, EUR, CHF e JPY) contra o dólar americano permanecem com maior demanda nas opções de venda de Dólar para qualquer que seja o vencimento, destacamos, porém uma especial demanda por opções de compra do Yen;


  • nossa pesquisa de Sentimento de Mercado aponta de forma incisiva para a continuidade da desvalorização do dólar americano no médio e no longo prazo.


A Bolha Imobiliária
Em entrevista à imprensa, Richard Fisher (presidente do FED de Dallas) relembrou a gravidade da crise no mercado imobiliário americano. Como tudo começou? Veja aqui e aqui.

EURUSD
O comportamento dos Bancos Centrais volta a ser foco, como uma uma criança que acaba de fazer uma arte, o mercado da uma olhadinha para o pai para ver se este está de cara feia e batendo o pezinho. Desde 2004, sempre que o mercado chega na casa dos 1,3000, o ECB, principalmente, reage e inicia sua intervenção branca, ou seja, falada. O desfile de representantes do ECB de “preocupados” com a “sobre-valorização” do Euro vinha sempre sendo a tônica. Desta vez porém ..... a imprensa correu para ver o que os ministros de finanças do bloco europeu pensavam sobre o assunto e todos em uníssono demonstraram tranqüilidade, menosprezando o fato ... ora a reação desses senhores sempre foi um grande apoio aos compradores de Dólar.
Apesar deserá uma certeza no cenário que se configura.
O rompimento foi violento com uma extensão de mais de 150 pontos e até agora a correção foi mínima, o que reforça a indisposição do mercado a voltar a níveis inferiores. Esta semana não teremos o Non-farm Payrolls.


EURUSD diário. Clique na figura para ampliá-la




Modelo GUMASA
Modulação: em modo de tendência de ALTA (há 63 horas).

May the odds be with you !!

Bolsas americanas, finalmente, entram na onda do pessimismo?

É provável que a desvalorização de sexta-feira tenha sido um dos principais ingredientes no rompimento, ontem, da linha de tendência de alta do DOW. Se esse rompimento se confirmar temos um grande potencial de baixa para as bolsas americanas e, portanto, renovado fôlego para a desvalorização do Dólar.




Clique na imagem para aumentá-la





segunda-feira, novembro 27, 2006

Carry Trades (II)


Na prática a teoria é outra!

Odeio a frase acima! Reflete a imbecilidade daqueles que desprezam o saber por não serem capazes de manipular conceitos e modelos teóricos, nem de entender o poder das abstrações e muito menos conseguem interpretar adequadamente a construção teórica na realidade. Feito este sutil comentário, sou agora obrigado a concordar que um grande número de acadêmicos demoram muuuito tempo para trocar de marcha. Todos os anos ainda surgem dezenas de “sérias” pesquisas cujo objetivo é testar se a Hipótese da Eficiência dos Mercados é válida para determinado mercado. Após usar robustos e sofisticados testes estatísticos chegam sempre à “surpreendente” conclusão: tal mercado não é eficiente! O pior de tudo que se tenta concluir a partir disso que haveria uma preponderante manipulação daquele mercado (e não estou negando que haja tais manipulações). Bom, voltemos ao tema: Carry Trades.

A existência dos carry trades é uma verdadeira aberração diante da Hipótese da Eficiência dos Mercados - HEM. A HEM aplicada a condição de equilíbrio chamada de Paridade Descoberta das Taxas de Juros, garantiria que o diferencial entre as taxas de juros de dois países refletissem a expectativa de desvalorização das moeda de alta taxa de juros em relação àquela de menor taxa de juros. Ora, ao acontecer tal desvalorização, o investidor que houvera tomado empréstimo na moeda de baixo juros (valorizada) e que reemprestou na moeda de alta taxa de juros (desvalorizada) viu sua rentabilidade no diferencial de juros sumir diante da mudança da taxa de câmbio. Em suma, a teoria Paridade Descoberta das Taxas de Juros –UIP (Uncovered Interest Rate Parity ) tem como corolário que os carry trades não têm como ser lucrativos.

Na prática a teoria é outra. Digo, a observação empírica tem demonstrado que o modelo UIP é bastante inadequado, já que os carry trades têm se mostrado lucrativos. Tais operações vêm sendo muitas vezes apontadas como sendo responsáveis por várias oscilações importantes das taxas de câmbio, o que em um mercado de giro diário na ordem de 2 trilhões de dólares implica em grandes volumes sendo transacionados por conta dos carry trades.

O fenômeno da inesperada lucratividade dos carry trades está largamente documentado e nada tem de esporádico, o mesmo é chamado pelos economistas de forward premium puzzle, sendo caracterizado uma anomalia de mercado (eu digo: anormal é o economista que acha que seu modelo teórico não deve satisfação à realidade).

Forward Premium Puzzle
O Forward Premium Puzzle é a constatação de que as taxas de câmbio se comportam de forma oposta ao esperado, ou seja, ao invés de a moeda de menor taxa de juros se valorizar em relação a moeda de maior taxa de juros, ocorre o oposto. Conseqüentemente aquele que faz esse tipo de operação, além de ganhar no diferencial de juros, acaba também lucrando com a taxa de câmbio!
Em um estudo realizado por Craig Burnside, Martin Eichenbaum, Isaac Kleshchelski e Sergio Rebelo, The Returns to Currency Speculation, constatou-se que, no período entre 1977 a 2005, um portfolio unicamente baseado em carry trades obteve retornos iguais ao do SP500, porém com volatilidade consideravelmente menor (conseqüentemente com maiores retornos, quando ajustados ao risco).

O que ocasionaria tal efeito?
Ora, é um efeito de auto-reforço cujo crescimento suplanta rapidamente o mecanismo de ajuste do UIP, ou seja, ao tomar emprestado a moeda de menor juros e ofertá-la no mercado gera-se excesso de oferta, ao mesmo tempo que a compra da moeda de maior juros gera excesso de demanda. Esse efeito se intensifica e acelera durante meses a fio, pressionando cada vez mais para baixo o preço da moeda de juros mais baixos (dado em unidades da outra moeda). O que atrai mais e mais capital para o trade.

E como a bola de neve se desfaz?
Bom essa pode ser uma história triste para muito gestor .... a brincadeira do carry trade guarda grande semelhança com a “dança das cadeiras”, quando a música parar ... salve-se quem puder!





USDJPY Semanal. Clique na figura para ampliá-la.

USD e EURUSD

USD
A abrupta desvalorização do Dólar na sexta-feira contou com pelo menos 3 componentes: forte pré-disposição, defesa de barreiras esmaecida pelo Thanksgiven , violento squeeze de diferentes tipos de posição (especulativas de curto prazo, defensores de opções barreira e carry trades).

Há dias já vinha ficado bastante claro um incômodo alinhamento de prognósticos de todos os tipos de atores no mercado, todos apontando para uma desvalorização do Dólar no médio e longo prazos. Não se encontrava 1 ator de peso sequer que não apostasse em um EURUSD acima de 1,3000 para antes do final do ano, além disso os próprios membros de bancos centrais e comitês de políticas econômicas faziam coro contra o Dólar.

O volume mais baixo, desta feita conseqüência do feriado americano (e japonês!?!) do Thanksgiven, sempre causa ou um total marasmo com forte queda na volatilidade, ou exatamente o oposto, ou seja, permite movimentos mais amplos (com explosão da volatilidade), pois os diversos instrumentos (= “papéis”, no jargão brasileiro) rompem mais facilmente suportes e resistências e a demanda de contrários demora a aparecer ou nem se faz presente.

O squeeze de diferentes tipos de posição foi inevitável na sexta-feira, ou seja, aqueles posicionados na compra de Dólares buscando sair desesperadamente de suas posições e sucessivos aglomerados de stops sendo seguidamente acionados nos mais diferentes pares.

Essa semana vai ser decisiva para podermos tirar algum tipo de convicção desse movimento mas, ainda, todos os indícios apontam para a continuidade do mesmo:



  • no mercado de opções, os principais pares (GBP, EUR, CHF e JPY) contra o dólar americano permanecem com maior demanda nas opções de venda de Dólar para qualquer que seja o vencimento;




  • nossa pesquisa de Sentimento de Mercado ainda aponta para a continuidade da desvalorização do dólar americano no médio e no longo prazo.





EURUSD
Na sexta-feira o par rompeu a faixa de resistência entre 1,2950 e 1,3000. Daí em diante ganhou impulso ao atingir seguidos aglomerados de stops. Não que se falar em sobre-compra ainda.




EURUSD - Diário. Clique na imagem para amplia-la.



Modelo GUMASA para EURUSD
Modulação: em modo de tendência de ALTA (há 53 horas).

May the odds be with you !!

sexta-feira, novembro 24, 2006

Porque em 20 minutos tudo pode mudar !


quinta-feira, novembro 23, 2006

EURUSD

USD
Ontem, o mercado resolveu antecipar para antes do feriado de Thanksgiven (hoje) a venda generalizada de Dólares. O volume não foi acima do normal, mas não creio que isso represente fraqueza no movimento. A queda de ontem foi mais acentuada contra o Franco suíço e contra o Yen, o que reforça a tese de que houve (e vem havendo, bem como continuará havendo) um movimento de recuo nas posições em carry trades (ver nossa serie de artigos sobre o tema).

No mercado de opções, os principais pares (GBP, EUR, CHF e JPY) contra o dólar americano permanecem com maior demanda nas opções de venda de Dólar para qualquer que seja o vencimento.

Juntando-se com nossa pesquisa de Sentimento de Mercado, a tese é da continuidade da desvalorização do dólar americano no médio e no longo prazo. Aqueles que apontam para recessão nos EUA no primeiro trimestre de 2007 não param de apontar argumentos, já os menos pessimistas andam bastante calados.

EUR
A divulgação do IFO, índice alemão de expectativas, surpreendeu o mercado positivamente.

EURUSD
Ontem o par rompeu a resistência em 1,2880 e ganhou bastante força ao invadir seguidas zonas de stops, parando apenas na resistência de 1,2950. Na verdade, 1,2950 até 1,2999 é uma zona de resistência com muitas ordens de venda e de defesa do nível de 1,3000 (ligadas a lançadores de opções). O sentimento de mercado e o fluxo de notícias têm reforçado a subida do par.



Modelo GUMASA
Modulação: em modo de tendência de ALTA (há 13 horas).

Carry Trades (I)

O comportamento inusitado do Yen durante todo este ano gerou, nas últimas semanas, um intenso debate entre economistas em torno do chamado carry trade (após 4 anos de dedicação total ao mercado internacional de câmbio de moedas e total alienação quanto ao mundo financeiro nacional algumas conseqüências são inevitáveis, uma delas foi a que encontrei há umas semanas atrás e ainda não solucionei: não sei qual o correspondente correto no “economês” brasileiro da expressão carry trade). Farei, em 2 ou 3 pequenos artigos, uma síntese dos principais pontos dessa discussão.


O que são os Carry Trades ?

Operação financeira que tem como objetivo auferir rentabilidade ao explorar o diferencial entre as taxas de juros dos diversos países.

As operações de carry trade podem ser concretizadas por meio de diversos instrumentos financeiros em tipos diferentes de operações estruturadas. A forma mais usual reduz-se a tomar emprestado na moeda de menor custo, ou seja de menor taxa de juros, fazer a conversão do montante tomado para a moeda de maior taxa de juros e, em seguida, emprestar o montante convertido (ou seja, aquele mesmo tomador no primeiro momento passa a ser fornecedor de empréstimo na moeda de maior taxa de juros). O objetivo dessa operação é, obviamente, em lucrar a diferença entre ambas taxas de juros (deduzidos os custos operacionais).

Uma outra forma de se fazer essa mesma operação é por meio do mercado a termo de câmbio (outright forwards). Quando há um diferencial de juros entre duas moedas, o mercado a termo reflete essa situação cobrando um prêmio pela moeda de menor taxa de juros ou, equivalentemente, oferecendo um desconto na moeda de maior taxa de juros. Vamos dar um exemplo, hoje em dia o Yen é a principal moeda fornecedora de liquidez, já que sua a taxa de juros básica é de apenas 0,25% ao ano, por outro lado o dólar neozelandês é o principal alvo, dentre as moedas de não-emergentes, já que sua taxa de juros básica está fixada em 7,25% ao ano. No momento em que escrevo isso, o preço à vista (mercado spot) do dólar neozelandês é de 78,93 yens, porém o contrato para entrega (e pagamento) a termo de 6 meses está cotado a 76,181 yens. Ora o carry trade nesse caso seria a venda da moeda com prêmio e a compra da moeda com desconto, ou seja, a compra de um contrato a termo de NZDJPY (Dólar neozelandês x Yen).

Existem ainda outras formas de se estruturar operações de carry. Quando a taxa de juros da moeda é (como é a do Yen) próxima de zero, pode-se fazer carry contra a própria moeda, “arbitrando” durations, ou seja, financiando títulos de longo prazo denominado em yens (JGB)por meio de empréstimos de curto prazo também denominados em yens.

Na contuinuidade deste artigo abordaremos os efeitos teórico e prático do carry trade, e em seguida a discussão que há hoje sobre o real impacto das operações de carry trade no Yen.

May the odds be with you !!

quarta-feira, novembro 22, 2006

EURUSD

USD
Todos os índices do Dólar mostram estabilidade nos últimos dias. Apesar de ligeira queda contra os diversos pares ontem, ainda é mais provável que a moeda norte-americana mantenha-se em faixas estreitas, já que essa semana será pouco movimentada em anúncios oficiais de índices e conta ainda com o feriado de Thanksgiven na quinta-feira (EUA e Japão). Hoje, o horário de funcionamento do mercado financeiro já será reduzido.
No mercado de opções, os principais pares (GBP, EUR, CHF e JPY) contra o dólar americano permanecem com maior demanda nas opções de venda de Dólar para qualquer que seja o vencimento.
Juntando-se com nossa pesquisa de Sentimento de Mercado, a tese é da continuidade da desvalorização do dólar americano no médio e no longo prazo, com uma certa estabilidade no curto.

EUR
O presidente do ECB (European Central Bank) permanece com seu tom altista no que se refera às taxas de juros do Euro. Os únicos anúncios oficiais de índices que podem acrescentar alguma volatilidade as pares do Euro serão na quarta-feira com destaque para o IFO.

EURUSD
É muito provável que o par se mantenha nessa semana na faixa entre 1,2770 e 1,2880.


Modelo GUMASA
Modulação: em modo CICLO (há 53 horas).

terça-feira, novembro 21, 2006

EURUSD

USD
Todos os índices do Dólar mostram estabilidade nos últimos dias. Essa semana será pouco movimentada em anúncios oficiais de índices e conta ainda com o feriado de Thanksgiven na quinta-feira. A reunião do G20 foi um não-evento para o mercado de divisas. Assim sendo, é grande a probabilidade que a estabilidade no Dólar se mantenha até o final da semana.
No mercado de opções, os principais pares (GBP, EUR, CHF e JPY) contra o dólar americano apresentam maior demanda nas opções de venda de Dólar para qualquer que seja o vencimento.
Juntando-se com nossa pesquisa de Sentimento de Mercado, a tese é da continuidade da desvalorização do dólar americano no médio e no longo prazo.

EUR
Apesar da onda de eventos positivos para o Euro, essa semana provavelmente será calma. Os únicos anúncios oficiais de índices que podem acrescentar alguma volatilidade as pares do Euro serão na quarta-feira com destaque para o IFO.

EURUSD
É muito provável que o par se mantenha nessa semana na faixa entre 1,2770 e 1,2880.



Modelo GUMASA
Modulação: em modo CICLO (há 28 horas), com compra a 1,2786 e venda a 1,2843.